Não é a primeira vez que acontece de autores de sucesso serem acusados de plágio. Basta alguém vender milhões de livros para que apareça alguém querendo ganhar uns trocados em cima do sucesso alheio.
A bola da vez é Stephenie Meyer, autora dos livros da saga Twilight, Crepúsculo, no Brasil. Pois Sthephenie está sendo acusada de em Amanhecer (Breaking Dawn) usar pequenas partes de um romance chamado The Nocturne, de uma desconhecida Jordan Scott.
Imediatamente os advogados da editora Hachette Book Group, de Meyer, emitiu a seguinte declaração que traduzo livremente: “A alegação de que Amanhecer, de Stephenie Meyer, viola algum livro de um tal de Jordan Scott é completamente sem mérito. Nem a editora, nem Stephenie Meyer tinham qualquer conhecimento desta escritora ou seu suposto livro antes desta alegação. O advogado da Sra. Scott ainda tem que fornecer-nos uma cópia do livro para apoiar esta alegação, tal como solicitado. O universo da saga Crepúsculo e todas as suas histórias são totalmente dentro da criação da Sra. Meyer. Seus livros foram uma sensação incrível, e talvez não deve ser surpreendente ouvir que outras pessoas podem tentar se aproveitar de tal sucesso. Esta alegação é leviana e qualquer ação judicial será defendida vigorosamente. “
Já o advogado J. Craig Williams, de Jordan Scott, disse que tenciona apresentar uma proposta de uma medida liminar para a interrupção da distribuição de Amanhecer. Em uma declaração, ele acrescentou, “Jordan Scott começou a história de O Nocturne em 2003 e desenvolveu o livro, publicado originalmente em 2006, destacando regularmente passagens e capítulos de seu site, www.jordanscott.com. Na revisão do Amanhecer, de Stephenie Meyer, lançado em 2008, encontramos uma série de casos em que o texto, os personagens e a história continham semelhanças substanciais com a obra original de Jordan Scott. Buscamos uma admissão da Sra. Meyer que nosso cliente foi violado e que Amanhecer e todos os trabalhos derivados tenham sua distribuição interrompidos.”
Minha opinião? Mais alguém querendo aparecer e se dar bem nas costas do trabalho alheio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário